Coordenador : Marcelo Gonçalves do Amaral
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 393410.2206.116668.11042023
Departamento/Setor: VAD
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Professores, pesquisadores e alunos das entidades de ensino médio, técnico e superior; Empresas e empreendedores, independente do porte, tempo de existência e segmento de atuação; Órgãos de governo, principalmente os municipais; Grupos associativos, negócios de impacto social, e movimentos sociais, e Público em geral com interesse em empreendedorismo e inovação.
Local de atuação: UFF/ICHS/LAMAG - Laboratório de Multiplicações em Gestão - Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, 783, Bloco B, sala 105, Aterrado, Volta Redonda, Rj, CEP 27215-145 Virgula Hub de Inovação VR - Rod. dos Metalúrgicos, 1189 - São Geraldo, Volta Redonda - RJ, 27253-005
Objetivo
A educação empreendedora proporciona aos alunos o espaço de estímulo ao desenvolvimento de suas competências e, consequentemente, da possibilidade do auto emprego. Neste contexto, as IES têm uma função social muito importante de gerar novos conhecimentos e aprimorar a prática existente, introduzindo valores na sociedade que possam incentivar e formar empreendedores por meio dos processos educacionais. O curso de Administração, portanto, consiste em um veículo de preparação de profissionais com capacidade para enfrentar as instabilidades do mercado e responder com eficiência às demandas das organizações (SCHUCH JÚNIOR; et al., 2011). Utilizando a estrutura física e intelectual presente no Hub de Inovação pretende ir além do objetivo do hub de oferecer consultoria gratuita e especializada para empreendedores que desejam atuar em diversas áreas, ou que pretendem criar empresas inovadoras de tecnologia e sustentáveis, como as startups. O presente projeto visa planejar e realizar atividades de empreendedorismo e inovação no Virgula Hub de Inovação VR como cursos e eventos. Pela UFF, o Departamento de Administração representa a Agência de Inovação da UFF no comitê gestor e será responsável por organizar 40 palestras e 10 mini-cursos. Como resultado espera-se construir uma agenda de conteúdo para consolidar o Vírgula como agente central do ecossistema de inovação, cumprindo a missão de disseminar a gestão da inovação e o empreendedorismo na região do Médio Vale do Paraíba (Sul-Fluminense do Estado Rio de Janeiro) e consequentemente promover projetos, negócios e parcerias relacionadas a tecnologia, inovação, desenvolvimento e empreendedorismo.
Resumo
As dinâmicas mudanças no mercado e no mundo do trabalho têm exigido dos indivíduos características e competências antes não demandadas e que, atualmente, precisam ser desenvolvidas para o desempenho requerido pelas organizações, para tal, observa-se a importância da competência empreendedora. A presente proposta é uma série de cursos de curta duração e eventos de empreendedorismo e inovação, realizado pelo Vírgula Hub de inovação VR (https://www.instagram.com/virgulahubvr/). Neste sentido, será estruturado um cronograma com datas de cursos e eventos com conteúdo dinâmico e atual que visa a disseminação da prática da inovação na dinâmica cotidiana da gestão. O Hub é um espaço (físico e virtual) de interação entre os atores das esferas universidade, empresa, governo e sociedade (quadruple helix) para o exercício do empreendedorismo inovador e a realização de negócios visando o desenvolvimento socioeconômico regional. O Vírgula foi criado como um consórcio entre a UFF e outras entidades como a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, Centro Universitário Oswaldo Aranha (UNIFOA), Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda, Sebrae-RJ e Centro Universitário Geraldo de Biasi (UGB) gerido por um Comitê Gestor. Pela UFF, o Departamento de Administração e o Mestrado em Administração, por meio do Laboratório de Multiplicações em Gestão (LAMAG), representa a Agência de Inovação (AGIR) no Comitê Gestor do Vírgula e será responsável por organizar 40 palestras e 10 mini-cursos.